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Educação Ambiental na formação do sujeito ecológico: Interações entre recém-ingressos, veteranos e pós-graduandos

Orientador: Prof. Dr. Edson Vicente da Silva
Bolsistas: (projeto suspenso temporariamente)

As políticas afirmativas se configuram em importante diferencial para o estímulo à permanência do estudante de graduação no seu curso. Um estudo realizado sobre a evasão em cursos de licenciatura em geografia em Universidade pública do Paraná (WILHELM, 2019), O projeto PAIP (Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência) com o orientador Professor Doutor Edson Vicente e bolsista Élkila Peres tem como objetivo manter o aluno na universidade pois essas ações de acolhimento e aprofundamento das percepções sobre as possibilidades interdisciplinares do profissional em formação, podem reforçar os laços do estudante com seu curso e com o ambiente universitário. A Educação Ambiental consiste em incluir a variável ambiental na formação do sujeito ecológico para que considere a conservação e o uso racional dos recursos naturais como indissociáveis em relação às outras variáveis do desenvolvimento sustentável, a econômica, a social, a política e a ética. As ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão previstas neste projeto e direcionadas para jovens estudantes de escolas das comunidades, podem trazer duas formas de retorno social. Contribuir com a formação ambiental destes jovens e dos universitários envolvidos, além de reforçar a permanência na universidade pela integração novatos-veteranos e pela ampliação da percepção quanto à própria formação acadêmica interdisciplinar, refletindo assim na redução da evasão universitária. Diante dos argumentos, as ações de acolhimento e aprofundamento das percepções sobre as possibilidades interdisciplinares do profissional em formação, podem reforçar os laços do estudante com seu curso e com o ambiente universitário

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