Membros

Prof. Dr. Edson Vicente da Silva

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Prof. Dr. Antônio Jeovah de Andrade Meireles

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona (2001). Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geomorfologia atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores geoambientais de flutuações do nível relativo do mar e mudanças climática, evolução geomorfológica da planície costeira, planejamento e gestão, impactos socioambientais de grandes empreendimentos no litoral, cartografia social, justiça ambiental e climática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B.

Profa. Dra. Adryane Gorayeb Nogueira Caetano

Professora Associada I do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, coordenadora da Pós-Graduação em Geografia (nota 6/CAPES) e Coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social (Labocart) do Departamento de Geografia da UFC. Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado nas temáticas de mapeamento participativo, cartografia social e impactos socioambientias da energia eólica. Em 2016, concluiu Pós-Doutorado em Geografia pela Texas A&M University/EUA sobre Energias Renováveis com bolsa do CNPq e, atualmente, lidera o Observatório da Energia Eólica da UFC.

Prof. Dr. Eduardo Silveira Bernardes

Graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (1986), mestrado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2001) e doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2005). Atua como pesquisador na área de Geociências, com ênfase nas áreas de: Unidades de Conservação, Geoparques e Sensoriamento Remoto. Desenvolve pesquisas com Paleontologia. Professor Titular na UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-campus de Vitória da Conquista) onde ministra aulas de Geologia e Paleontologia nos cursos de Geografia, Biologia e Agronomia. Coordenador do LEPEG - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geologia da UESB. Membro do Conselho Científico da AGS - Associação Geoparque Serra do Sincorá.

Maria Rita Vidal

Maria Rita Vidal concluiu Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2014), e o Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Possui Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia (2004). Pós-doutorado Geografia (2022). Desde 2016 é Professora efetiva da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Em 2021 passou a compor o quadro docente Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará - UFPA. Compõe o quadro de Pesquisadores do Observatório da Gestão Costeira no Estado do Pará. É pesquisadora dos grupos de pesquisas: GEEASPA e Geômeros - Geossistemas modelização gráfica com recursos orbitais de sensores multiespectrais e Líder do grupo de Pesquisa CNPq Geoecologia das Paisagem e Sistemas Geoinformativos. Com experiências nas áreas da Geoecologia da Paisagem; Análise e planejamento ambiental.

Prof. Dr. Francisco Davy Braz Rabelo

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Adjunto A (40h) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na área de "Geografia Física com Ênfase em Geoprocessamento", lotado no Centro de Estudos Superiores de Tefé - CEST. Coordenador Local do Programa de Monitoria do CEST/UEA. Membro dos comitês locais de Extensão e Iniciação Científica do CEST. Atualmente é bolsista DCT-I (PROSPAM 008/2021) do projeto "Organização dos pequenos produtores de farinha de mandioca no Médio Solimões?, financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM.

Ana Carla Oliveira de Barros

Geógrafa formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) atuando na área de Geoecologia das Paisagens

Ana Gabriela Rodrigues Braga

Graduanda de Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental e voluntária de extensão do Projeto Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre.

Antonio Correia Junior

Possui graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade da Tecnologia do Nordeste-FATENE (2013). Especialista em Petróleo e Gás pela Instituto Mentoring-IM (2013). Especialista em Gestão Ambiental com Enfase Auditoria e Perícia pela faculdade do Vale do Jaguaribe-FVJ (2016). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2018). Com Bolsa de CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Teoria da Informação. Tem experiência na área do Meio Ambiente, Geografia Física, Recursos Humanos e Administração. Integrante do grupo de pesquisa, LAGEPLAN - Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental, Universidade Federal do Ceará-UFC. Integrante da Academia Afrocearense de Letras-AAFROCEL. Doutorando em Geografia-Universidade Federal do Ceara-UFC.

Antonio Elton da Silva Brito

Graduando do curso de Geografia em Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase em Geografia Instrumental, Planejamento Ambiental e Geoecologia das Paisagens. Integrante do Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental - LAGEPLAN, Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social - LABOCART e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Geografia da alimentação NUPEGA.

Ariele Maria Torres Rodrigues

Graduanda em Geografia na UFC e bolsista no Projeto de Iniciação Científica "Geoecologia das Paisagens e Ecologia de Ecossistemas: estratégias de gestão e manejo no estuário do rio Cocó e riacho Maceió no litoral cearense", pelo Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN). Possui formação no curso "Metodologia da Pesquisa Científica" da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Camila Esmeraldo Bezerra

Possui graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará, campus Juazeiro do Norte- IFCE (2018). Especialista em Educação Ambiental, pela Universidade Regional do Cariri- URCA (2020). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, pelo Centro Universitário Internacional- UNINTER (2021). Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará- UFC, sendo a Linha de Pesquisa Organização do Espaço e Desenvolvimento Sustentável. Integrante do Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental. Atuou na área de Recursos Hídricos, com enfoque em Análises Físico-Químicas e Microbiológicas de Águas de Abastecimento, Monitoramento de Águas Industriais, Educação Ambiental, Ações Empreendedoras junto as Comunidades e na Gestão de Resíduos Sólidos. Trabalhou no setor de Desenvolvimento Sustentável, na Indústria Grendene S.A.

Emanuelle Jessica Oliveira Fernandes

Graduanda em Bacharelado pela Geografia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente integrada ao Laboratório de Geoecologia da Passagem e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN), com pesquisa sobre as Áreas Verdes no município de Maracanaú.

Evren Moreira Nunes

Fazendo graduação em Geografia – Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN) e participa de forma voluntária do Projeto Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre.

Fábio Soares Guerra

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009), Bacharel em Geografia pela mesma Instituição (2018), tem Especialização em Educação Ambiental (Pós-Graduação Lato Sensu) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016) e Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental (Pós-Graduação Lato Sensu) também pela UECE (2022). Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC (2021), sendo integrante do Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN-UFC) do Departamento de Geografia da referida Universidade. Atualmente é professor efetivo de Geografia da Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC-CE, bem como da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza-CE - SME. Tem experiência na área de Geografia Escolar e Meio Ambiente, com ênfase em Educação, Planejamento e Gestão Ambiental.

Francisca Laryssa Feitosa Araujo

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFC).Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial PET Geografia UFC (MEC SESu), de 2019 à 2021. Foi bolsista voluntária do Projeto intitulado Articulação de Estudos Colaborativos em Latinidades e Africanidades (ARESCOLA) durante o ano de 2020, vinculado ao Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES). Realizou estágio profissional na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (IPHAN/CE), atuando em atividades voltadas ao georreferenciamento do Patrimônio Arqueológico do estado do Ceará. Atualmente é membro do Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN), com interesse na área de Geoecologia da Paisagem.

Giovanna de Castro Silva

Bacharela em Geografia pela UFC: Universidade Federal do Ceará, atualmente cursando Licenciatura Plena em Geografia. Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq.

Guitte Lima de Sousa

Cursando bacharelado no curso de Geografia pela a Universidade Federal, UFC, bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Ecológica de Longa Duração, PELD, integrante do Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social, LABOCART e do Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental, LAGEPLAM e estagiárie na Empresa Júnior InOrbita.

João Victor Pereira Sapucaia

Graduando de Geografia - Bacharel pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental e voluntário nos projetos de extensão.

Jordane de Oliveira Borges

Possui graduação em Zootecnia (2013) e Geografia (2016) pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Maranhão (2016) e Especialização em Geoprocessamento pelo Instituto Federal do Maranhão (2019) e atualmente doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2022) desenvolvendo pesquisa com Geoecologia das Paisagens. Possui experiência em Bioclimatologia, Ecologia e Geoprocessamento.

Jurandir Rodrigues de Mendonça Júnior

Possui graduação em Ecologia (2009) e graduação em Geografia (2021) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduação em Letras Inglês pela Universidade Estácio de Sá (2021), especialização em Língua Inglesa pela Faculdade de Natal (2013) e mestrado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Tem experiência em geografia de bacias hidrográficas atuando nos temas meio ambiente e geoecologia da paisagem; ensino de ecologia e meio ambiente, estatística aplicada as estudos ambientais, ensino de língua inglesa e tecnologias educacionais, entre várias outras áreas. Atualmente, desenvolve pesquisa na área de geografia, principalmente geografia de bacias hidrográficas e recursos hídricos, ensino de Geografia e Ecologia, e inglês instrumental aplicada a Geografia e Ecologia.

Khokhy Sefo Maria Barros

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Sistema de Informação Geográfico pela Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto/Angola (FCN-UAN). Possui graduação em Engenharia Geográfica na especialidade de Cartografia pela Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Agostinho Neto/Angola (FCN-UAN). Docente Assistente nas disciplinas de Fotointerpretação, Sistema de Informação Geográfica, Geoestatística e Topografia. Vários artigos, relatórios e comunicações científicas publicados em revistas nacionais e internacionais. Atualmente docente pelo Instituto Politécnico de Ndalatando-Cuanza Norte. Grupos de Investigação da MundoGeo/Angola, Geosoluções da faculdade de ciências da Universidade Agostinho Neto, Universidade técnica de Dresden/Faculdade de Técnica Ambiental/Alemanha e AngoGeo.

Larissa de Pinho Aragão

Engenheira de Pesca (Universidade Federal do Ceará/2006), Especialista em Geografia e Meio Ambiente (Instituto Superior do Litoral do Paraná/2011), Especialista em Análise Ambiental (Universidade Federal do Paraná/2012), Mestre em Geografia, com ênfase em Paisagem e Análise Ambiental (UFPR/2015), Doutoranda em Geografia, com ênfase em Dinâmica Ambiental e Territorial (UFC/Até o presente). Membro do conselho gestor da APA da Bica do Ipu. Atua nas áreas de Análise Ambiental, Comunidades Tradicionais, Geografia Física, Gestão Ambiental, Tecnologia Pesqueira e Unidades de Conservação.

Maevy dos Santos Brito

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa de Estudo Socioambiental da Zona Costeira. Graduada no curso de Geografia em Licenciatura pela UFC (2016-2021), com enfoque em Geografia Humana, Educação Ambiental, Planejamento Ambiental e Geoecologia das Paisagens. Atual pesquisa desenvolvida é Dinâmicas Paisagísticas Naturais no Campo de Dunas do Mundaú - Trairi (CE): Evolução e Gestão Ambiental.

Mariana Alexandre de Oliveira

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará UFC; e Engenheira Ambiental e Sanitarista pelo Instituto Federal do Ceará (2018), Atualmente me dedico à pesquisa e ao desenvolvimento científico como membro do laboratório de geoecologia das paisagens e planejamento ambiental da Universidade Federal do Ceará. Durante a graduação atuei nas linhas de pesquisa de beneficiamento e tecnologia de sementes para a geração de mudas nativas do semiárido, e em seguida em estudos da geomorfologia do litoral bem como dos impactos ambientais da urbanização e crescimento desenfreado da vilegiatura e empreendimentos de geração de energia eólica na costa cearense.

Mauro Vinicius de Moraes Mota Pereira

Graduando de Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental e bolsista de iniciação acadêmica do Projeto Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre.

Nagila Fernanda Furtado Teixeira

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA pela Universidade Federal do Ceará, sob orientação do prof° Edson Vicente da Silva e coorientação do prof. Carlos Henrique Sopchaki. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Geografia (licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará. Participou, na condição de bolsista remunerada, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID 2011 - UFC, financiado pela Capes, no período de agosto de 2012 a fevereiro de 2014. Atualmente é integrante do Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental - LAGEPLAN e participou, na condição de bolsista remunerada, do Projeto de Extensão Sala Verde Água Viva, UFC, bem como foi monitora voluntária da disciplina Métodos e Técnicas da Pesquisa em Geografia Física, sob orientação do prof° Edson Vicente da Silva. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental aplicada e Geoecologia da Paisagem.

Orlando Inácio Jalane

Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Possui graduação em Geografia Desenvolvimento Regional e Ambiente pela Universidade Eduardo Mondlane (2008). Pesquisador Assistente do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise e estudos da dinâmica do carbono no solo, mapeamento de recursos naturais, estudos ambientais.

Suedio Alves Meira
Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceara (UFC), com período sanduíche na Universidad de Zaragoza (Espanha - Bolsa CAPES-PRINT). Em sua tese realizou pesquisa sobre o planejamento do Geopatrimônio do Parque Nacional de Ubajara, Ceará. Atualmente encontra-se inserido no Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento (LAGEPLAN). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com dissertação sobre o Patrimônio Geológico do Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com dois período sanduíche no exterior, o primeiro alocado no curso de Geografia e Planeamento da Universidade do Minho, Portugal (Bolsa Santander Luso-Brasileiro, 2012) e no segundo período alocado no curso de Geologia, também na Universidade do Minho (Bolsa Ciência sem Fronteiras, 2012-2013. Apresenta afinidade e trabalhos nas temáticas relativas ao Geopatrimônio, Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo, Geomorfologia, Geotecnologia e Pedologia. 
Sarah Luana Maia do Nascimento

Mestrado em andamento em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Graduação no curso de Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2021). Compôs a equipe técnica do Diagnóstico Participativo e Cartografia Social (2019) do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira (ZEEC). Atua em projetos envolvendo cartografia social, mapeamentos temáticos e geoprocessamento pelo Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social (LABOCART) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Vitória Valentim de Oliveira
Graduanda de Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental e bolsista de extensão do Projeto Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre.