O laboratório foi criado em 2012.
Quando entrei no Departamento de Geografia em 1886, digo 1986, o mesmo estava ligado fisicamente ao Departamento de Geologia. Posteriormente, em 1990 e poucos, mudamos para o nosso próprio prédio. Recordando que não haviam salas de aulas no prédio, tudo era laboratório e gabinete de professores. As aulas seriam ministradas ao lado, no Bloco Didático onde hoje são dadas as aulas de Biologia.
Para ter uma maior autonomia, dividimos espacialmente alguns laboratórios, criando salas de aulas. O corredor inferior tinha uma sala de laboratório que foi ocupada pela AGB – Associação dos Geógrafos do Brasil, durante um par de anos. Quando foi desocupada, nós solicitamos a sua ocupação pelo nosso grupo de pesquisa que trabalhava com recursos hídricos. Instituiu-se assim o LACRHI (Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos), nessa época, Dona Marta e Elisa ainda não haviam nem nascido e eu já era professor de Águas Superficiais e de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia Física. Durante muito tempo trabalhamos com pesquisas sobre bacias hidrográficas e limnologia.
Houve uma reivindicação da área de Climatologia e da Hidrogeografia, liderada pela Elisa e Marta, agora já integrantes do corpo docente, para que o título do nosso laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos passasse para a coordenação das professoras em questão, o que foi efetivado. A partir desse momento, lá próximo a virada do século, institui-se o LAGEPLAN – Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental, adequando-se assim às linhas de pesquisa que se desenvolvem até hoje:
Geoecologia das Paisagens
Educação Ambiental Aplicada
Planejamento
Gestão Ambiental
Atua-se diretamente no ensino da graduação em Geografia envolvendo cursos como Biologia, Engenharia de Pesca, Geologia, Oceanografia, Ciências Ambientais, Agronomia, Economia Ecológica, entre outros.
Integramos pesquisas e extensão com alunos e professores da graduação e pós-graduação, em diferentes projetos e ações socioambientais. Promovemos eventos e hoje somos o que estamos aqui, uma fauna e flora rica, diversificada, multiforme e radiante, com o melhor que podemos ser para nós mesmos, para o grupo e tudo que nos envolve como formas de paisagem, dispostos em envelopes abertos solúveis e perfumados….
Em 2021, carimbamos em nossa porta o nome de um grande mestre da área de Geoecologia das Paisagens, nossa entidade geográfica caribenha José Manuel Mateo Rodriguez. E seguimos por aí, respirando, soluçando, mas na maioria do tempo com um sorriso rasgado no rosto, pois fazemos o que gostamos de verdade, de forma livre e autônoma, de forma anarquicamente prazerosa.
Cacau (Prof. Dr. Edson Vicente da Silva)